Páginas

domingo, 12 de dezembro de 2010

MEDITAÇÃO

COMO MEDITAR? 



Não se pode encarar a meditação como uma corrida. Ao meditar, você aprende a desfrutar cada segundo do processo, sem pensar no resultado final. Foque-se num melhoramento incremental. Talvez o seu objectivo possa ser aumentar em 10 segundos por dia no seu tempo de meditação. Esta é apenas uma das muitas formas de progredir.



* ELIMINE DISTRAÇÕES


Primeiramente devemos escolher um local silencioso, arejado e limpo. O quarto de dormir é o ideal. 
Depois devemos nos acomodar em uma posição confortável, na qual seja possível permanecer por um bom tempo sem se mover. 
Pode-se se sentar com as pernas cruzadas ao estilo oriental ou deitar-se com a barriga para cima, as pernas esticadas e os pés unidos.


* ORGANIZE-SE 


Esse tempo será só seu, então disponha de um tempo em seu dia só para ela. Lembre-se sempre quando medita é uma forma de mostrar para o seu corpo que está tudo bem e não existe cura quando estamos tensões e com preocupações martelando nossas cabeças 



* CONCENTRES-SE 
Nas primeiras sessões, a sua mente vai tender a complicar-lhe as coisas. Assim que esteja estabelecida(o), pense em algo em que se consiga concentrar, como a sua respiração, os seus músculos ou, por exemplo, uma vela. Há quem use música calma ou reprodução de sons da natureza. O importante é que a sua escolha lhe permita concentrar-se e não pensar em nada mais.
* DEIXE OS PENSAMENTOS PASSAR
No início, os seus pensamentos parecerão quase caóticos e vai achar que se está a deixar levar por eles, perdendo todo o sentido da meditação. Aceite que este facto é normal e só com tempo de treino vai conseguir minimizar estes picos. É, por isso, perfeitamente normal. Leve a sua consciência de volta ao ponto onde estava e vá fazendo isto sempre. Com o tempo, diminuirá os pensamentos caóticos e notará que consegue controlar melhor a forma como quer que a sua mente funcione. Isto é meditação.
* COM O PASSAR DO TEMPO 
Não se pode encarar a meditação como uma corrida. Ao meditar, você aprende a desfrutar cada segundo do processo, sem pensar no resultado final. Foque-se num melhoramento incremental. Talvez o seu objectivo possa ser aumentar em 10 segundos por dia no seu tempo de meditação. Esta é apenas uma das muitas formas de progredir.

TIRE SUAS DUVIDAS 

 Com que regularidade devo meditar?
Não existe uma regra absoluta. Se apenas conseguir meditar uma vez por dia, não há problema. O importante é criar a rotina. Comece com uma vez por dia e depois veja se naturalmente se sente bem em tentar duas vezes por dia.
 Por quanto tempo devo meditar?
 Pode meditar entre 5 minutos e o tempo que quiser. Comece devagar e mantenha-se confortável. É importante que no início tenha séries de pequenas experiências positivas. Não adianta estar 2 horas a meditar em esforço, só vai fazer com que desista mais depressa.
  E se eu adormecer?
 Se tiver por hábito praticar meditação deitada(o) e adormecer todas as vezes, deve considerar fazê-lo sentada(o). Se adormece sempre significa que não está a meditar corretamente.
Meditar está a provocar-me dores no corpo.
 Se tem por hábito meditar sentada(o) e com uma má postura, o seu corpo acabará por reagir e isso provocará inquietude – uma distracção no processo de meditação. Se a dor não for intensa, aprenda a lidar com ela e aceite-a. É uma boa oportunidade de observar o que se passa com o seu corpo, incluindo aprender a lidar com sentimentos desconfortáveis. À medida que o tempo passa, será cada vez mais fácil de ignorar e saber aceitar estas sensações.
 Como devo sentir-me quando medito?
 Cada pessoa tem sensações diferentes quando medita. Passado algum tempo de incluir esta rotina na sua vida, vai começar a sentir-se contente, em paz e feliz. Aceite o facto de no início achar que a sua mente está um autêntico caos. Não desista e acredite que é uma questão de tempo persistência até começar a tirar partido desta actividade.
 Devo fechar os olhos?
Pode meditar com os olhos abertos ou fechados. Em geral, é recomendado meditar-se com os olhos fechados, pois ajudá-la(o)-ão a concentrar-se na sua respiração, por exemplo. Mas se preferir concentrar-se em algo externo, como por exemplo uma árvore, uma flor, umas plantas, ou o mar, faça-o. Lembre-se que a meditação é suposto ser uma actividade divertida, faça aquilo que sentir que é bom para si.
Cada pessoa deve praticar a meditação (ou qualquer outra prática) respeitando seus limites, ou seja, começar praticando por pouco tempo e, gradativamente, ir aumentando o tempo da prática. Se forçar a concentração por longo tempo logo de início, pode ser que ocorram dores de cabeça ou mesmo tontura. (Não se assuste isso é uma reação normal) 



MEDITE E VISUALIZE- LOUISE HAY 

Faça o download agora desta técnica fácil e rápida 

 DOWNLOAD (GRÁTIS) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário